Sistema FAEP/SENAR-PR

Nota técnica: rentabilidade na produção de grãos melhora, mas não cobre custos

Levantamento faz parte do Projeto Campo Futuro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a FAEP, Sindicatos Rurais e Cepea-Esalq/USP

No mês de julho, a FAEP percorreu quatro regiões produtoras do Paraná para levantamento dos custos de produção da safra de grãos 2016/17. O levantamento faz parte do Projeto Campo Futuro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a FAEP, Sindicatos Rurais e Cepea-Esalq/USP.

Foram realizadas reuniões em Castro, Guarapuava, Cascavel e Londrina que contaram com a participação de produtores rurais e técnicos que, juntos, estabeleceram a propriedade típica de cada região, os coeficientes técnicos, os custos de produção e as informações de comercialização. Foram caracterizados os principais cultivos do sistema de produção de grãos: soja, milho (1ª e 2ª safra), feijão (1ª e 2ª safra), trigo e cevada.

As receitas com a soja, feijão e cevada conseguiram cobrir o Custo Total (CT). Já o milho 1ª safra, milho 2ª safra e o trigo tiveram margem negativa sobre o CT. Estes resultados consideram a média das regiões onde foram realizados os painéis.

Leia o texto completo.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio