Sistema FAEP/SENAR-PR

No Paraná, batata abastece indústrias de chips, batata palha e pré-frita congelada

Produção estadual é suficiente para abastecer o mercado interno e outros estados

Independentemente da forma, a batata tem importante papel na alimentação da população. Seja in natura, congelada, chips, frita ou variando conforme a criatividade do cozinheiro, o tubérculo tem lugar garantido nas refeições. O Paraná possui produção suficiente para abastecer o mercado interno e outros estados.

Esta informação consta no estudo “Potencial de Escoamento da Produção Agropecuária Paranaense”, desenvolvido pelo Departamento Técnico Econômico (DTE) da FAEP. O documento traz dados sobre produção e escoamento das principais cadeias do agronegócio paranaense: soja, milho, trigo, feijão, avicultura, suinocultura, bovinocultura de leite, bovinocultura de corte, cultivos florestais, cana-de-açúcar, batata, mandioca e fertilizantes.

A safra paranaense 2016/17 está estimada em 931 mil toneladas. Como o tubérculo alcança seu melhor potencial de desenvolvimento em clima ameno, a produção estadual está concentrada na região Sul (91%). Curitiba e Guarapuava concentram 56% da produção. Somadas as duas safras, a cultura representa 1,52% do Valor Bruto de Produção (VBP), ocupando a 15.ª posição no ranking.

Leia sobre o estudo aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio