Sistema FAEP/SENAR-PR

Mulheres ocupam mais espaços de liderança no agronegócio

Pesquisa intitulada “Mulheres no Agronegócio” comprova que as produtoras rurais estão assumindo posições de protagonismo no setor

Antes uma atividade estritamente masculina, a agropecuária aos poucos vai se abrindo para as mulheres. Esse cenário vem mudando nos últimos anos e as produtoras rurais estão assumindo posições de protagonismo, não apenas nas propriedades, mas também em associações, cooperativas e instituições representativas de classe. Para identificar quem são e como atuam as mulheres do agronegócio brasileiro, a consultoria PwC e a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) realizaram, entre 2015 e 2016, a pesquisa intitulada “Mulheres no Agronegócio”.

A pesquisa foi realizada em duas fases: quantitativa e qualitativa. Na primeira fase, foram entrevistadas 301 mulheres em diversas regiões do país. Na segunda etapa, um número menor de participantes respondeu a um questionário mais extenso, para ajudar a identificar o perfil da mulher do agronegócio.

O levantamento mostrou, por exemplo, que 35% das entrevistadas cultivam soja, 34% trabalham com bovinocultura, 60% possuem curso superior e 73% atuam na administração das propriedades.

A reportagem entrevistou quatro mulheres de diferentes gerações e regiões do Estado, que atuam em posições de liderança, tanto na condução da propriedade, quanto em estruturas coletivas, como cooperativas, associações e sindicatos rurais.

Leia a matéria completa aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio