Sistema FAEP/SENAR-PR

MIP é grande aliado das lavouras

Uso da tecnologia reduz aplicações de inseticidas para controle de pragas

O produtor rural Fabiano Rodrigues Ferreira implantou, na última temporada, o Manejo Integrado de Pragas (MIP), em uma área de 72 hectares de soja, na sua propriedade em Cambará, Norte Pioneiro paranaense. O produtor está animado com os resultados da colheita desde que adotou a tecnologia – um conjunto de técnicas sustentáveis para o manejo eficiente de pragas que atacam as lavouras de soja.

O uso do MIP, segundo Ferreira, reduziu em 50% o número de aplicações de inseticidas no combate a percevejos e lagartas. Pelo sistema convencional, normalmente, ele realizava quatro aplicações para controlar a primeira praga e três no caso da segunda. Em outubro do ano passado, Ferreira e mais três funcionários fizeram o curso Inspetor de Campo em MIP Soja, organizado pelo SENAR-PR.

Com um pano de batida, Ferreira monitora as lavouras uma vez por semana e identifica as principais pragas, assim como os inimigos naturais. Dessa forma, por meio de amostragem, ele consegue controlar o número de aplicações. “O curso promove a conscientização do produtor rural para realizar somente as aplicações necessárias, o que resulta em economia e manejo sustentável. Pelo plantio convencional, nós adotamos um calendário de aplicações e, muitas vezes, os inseticidas são usados em excesso para o controle das pragas”, observa Ferreira.

Leia a matéria completa aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio