Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 19/01/2018 - 15h58
Postado em Destaques, Grãos, Milho

19/01/2018 15h58 - Postado em Destaques, Grãos, Milho

Milho: Com 60% das lavouras em frutificação, chuvas beneficiam safra de verão no PR

Expectativa é de uma produção ao redor de 3 mi de toneladas e produtividade de 9 mil quilos por hectare. Safrinha de milho ainda dependerá do clima no mês de fevereiro

As chuvas registradas até o momento no Paraná têm beneficiado o desenvolvimento das lavouras de milho na safra de verão. De acordo com o último boletim do Departamento de Economia Rural (Deral), cerca de 60% das plantações estão em fase de frutificação, 30% em floração e 6% em estágio de maturação. Nesta temporada, em torno de 335 mil hectares foram semeados com o cereal na primeira safra. A produtividade está estimada em 9 mil quilos por hectare, o que deve resultar em uma produção próxima de 3 milhões de toneladas do grão. Uma queda aproximada de 2 milhões de toneladas em comparação com o volume colhido no ciclo passado.

“No geral, as chuvas contribuem para o desenvolvimento das plantações nesse momento. Claro que o excesso de precipitações pode trazer alguma implicação nas doenças, o que pode impactar a produtividade”, explica o analista de milho do Deral, Edmar Gervásio.

A expectativa é que os trabalhos nos campos comecem nos próximos dias no Estado. Porém, a colheita do cereal ficará concentrada entre o mês de fevereiro e início do mês de março.

Safrinha

Esse também é o período de plantio do milho na segunda safra. O Paraná é o segundo maior produtor do cereal na safrinha e a projeção é que sejam colhidas mais de 12 milhões de toneladas, caso o clima contribua.

“Os próximos dias serão decisivos, caso o clima seja favorável, provavelmente não teremos problemas com a janela de cultivo. Os produtores deverão cultivar mais de 2,2 milhões de hectares com o grão na safrinha, uma queda de 10% em relação ao ano anterior. Mas ainda são números prévios, deveremos apresentar novas estimativas ainda o mês de janeiro”, afirma Gervásio.

Preços

Atualmente, os preços da saca do milho giram em torno de R$ 22,5 até R$ 25 no Estado, o que, na visão do analista, são valores dentro das médias históricas. “E são cotações que cobrem, de certa forma, o custo variável. Ainda é uma atividade de lucratividade”, completa o especialista.

Para a safrinha, poucos negócios foram realizados antecipadamente nessa temporada. Até o momento, cerca de 2% da produção estimada foi travada. A perspectiva é que os negócios caminhem a partir do próximo mês diante da confirmação do plantio.

Fonte: Notícias Agrícolas

Tags:, , ,

Título da Postagem: Milho: Com 60% das lavouras em frutificação, chuvas beneficiam safra de verão no PR

imprensa@faep.com.br