Sistema FAEP/SENAR-PR

Mesmo com valorização, frango abatido continua valendo menos que há um ano

Nos oito primeiros dias de setembro (seis dias de negócios), o frango abatido experimentou valorização que há tempos não se via, tornando indiscutível a constatação de que o mercado tornou-se, enfim, comprador – o que, diga-se de passagem, é típico deste momento do ano e do período de entressafra da carne.

O fato é que até ontem, 8, o produto (base: resfriado comercializado no grande atacado da cidade de São Paulo) registrou incremento de, praticamente, 18% em relação ao valor alcançando no último dia de agosto, índice que corresponde a um ganho superior a 2% ao dia. Nada parecido em outros setores similares da economia, convenhamos…

Na realidade, porém, o alto ganho é apenas aparente. Pois ainda que o incremento de pouco mais de uma semana seja, isoladamente, significativo, continua insuficiente para igualar-se ao desempenho observado no mesmo período do ano passado. Ou seja: o frango abatido continua valendo menos que há um ano, registrando, até ontem, ganho quase 1% menor que o dos mesmos oito primeiros dias de setembro de 2013 e, ainda, cerca de 6% menor que a média alcançada naquele mês.

É verdade – e não se pode ignorar – que no ano passado, neste mês, o frango abatido experimentou valorização até certo ponto inesperada, por conta do inverno mais severo (o frio quebrou a produção, gerando déficit de oferta quando o Inverno já se despedia do calendário). E isso pode deixar a (falsa) impressão de que neste ano o desempenho do frango esteja sendo negativo.

Mas não é bem assim. Pois, comparando-se o preço médio atual com a média registrada dois anos atrás, em setembro em 2012, observa-se um ganho de 8,8%. E isso está muitíssimo aquém da inflação acumulada nos últimos 24 meses e que, pelo IPCA do IBGE, anda pela casa dos 13%.

frango abatido

Fonte: Avisite

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio