Sistema FAEP/SENAR-PR

Manejo Integrado do Psilídeo no Paraná será de 14 a 19 de outubro

A segunda etapa do manejo integrado do psilídeo, o inseto transmissor da bactéria causadora do greening, a mais temida doença dos pomares de laranja, acontece no Paraná no período de 14 a 19 deste mês.

O controle do inseto, feito ao mesmo tempo e de forma organizada em todas as regiões produtoras do Estado, é estratégia indispensável para evitar o alastramento da doença, segundo explica a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), ligada à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

Segundo informações da Adapar, na região noroeste do Paraná o índice de infestação  greening é de 2%, mas em pomares do norte do Estado esse percentual chega a 4% e, no Brasil, a média é de 7%. Como não há tratamento para o greening, árvores que apresentam sintomas da doença são erradicadas.

Para a eficiência do controle do vetor, assim como o da doença, é necessário a união de todos os produtores e a adoção de ações conjuntas, simultâneas e regionais, utilizando-se as técnicas adequadas, no tempo correto.

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio