Sistema FAEP/SENAR-PR

Logística: um dos fatores mais determinantes para a suinocultura

Geralmente, a produção está concentrada em torno das unidades industriais, com tráfego intenso de veículos de carga

Poucas culturas do agronegócio têm a logística como um fator tão determinante como a suinocultura. A atividade no Paraná conta com 47% dos produtores cooperados, 30% integrados e apenas 23% independentes. Nos dois primeiros modelos, o sistema de produção é vertical, ou seja, as unidades industriais estão organizadas em fábrica de ração, frigorífico e granjas (leia-se suinocultores).

Diante desta estrutura, a logística aparece como uma das engrenagens para o funcionamento da cadeia. Geralmente, a produção está concentrada em torno das unidades industriais, com tráfego intenso de veículos para o fornecimento de ração, animais, reprodutores, sêmen, medicamentos, vacinas e assistência técnica às granjas. As principais agroindústrias e cooperativas com produção integrada estão localizadas nas regiões Oeste e Sul do Estado.

Leia a matéria completa.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio