Sistema FAEP/SENAR-PR

Livro sobre o mundo rural brasileiro será lançado em Curitiba

O lançamento acontece no dia 5 de setembro

Uma ampla radiografia do rural brasileiro hoje, com múltiplos enfoques, informações e análises rigorosas, escritas por alguns dos maiores especialistas do Brasil. Trata-se do livro O mundo rural no Brasil do século 21, cujo lançamento acontece dia 5 de setembro, às 9 horas, no Auditório da Ocepar, em Curitiba, durante o Seminário Agronegócio Brasileiro – Desafios da Inovação, Política Agrícola e Assistência Técnica. O evento contará com a participação de alguns autores e organizadores do livro e palestrantes especialmente convidados.

A obra – A obra tem 1.182 páginas, dividida em 37 capítulos com a autoria de 51 cientistas sociais ligados a mais de 20 instituições públicas e privadas. O livro é editado por Eliseu Alves e Zander Navarro (ambos da Embrapa) e Antônio Márcio Buainain e José Maria da Silveira (ambos da Unicamp). Em essência, os autores procuraram enfrentar o relativo desconhecimento, o romantismo e a idealização da agricultura, do “rural brasileiro” e do agronegócio, com informações e análises rigorosas sustentadas em informações primárias, como dados de censo e pesquisas de campo.

Origem – O pesquisador Zander Navarro conta que a origem do livro é um artigo publicado em maio de 2013 com o título “Sete teses sobre o mundo rural brasileiro”. Escrito pelos quatro organizadores do livro, esse artigo gerou um grande debate nas ciências sociais brasileiras ao apresentar transformações atuais da atividade agropecuária e seu impacto sobre as regiões rurais brasileiras. Os autores do artigo enfatizaram o surgimento de um novo padrão agrário e agrícola. O interesse gerou o desafio de consolidar informações e analisar os inúmeros ângulos analíticos do mundo rural atual e as interpretações possíveis.

Motivações – O mundo rural no Brasil do século 21 nasceram, especialmente, de duas motivações. Primeiramente, o contínuo acúmulo de evidências empíricas relativamente inesperadas, as quais foram se multiplicando ao longo dos anos no período recente. Registre-se, por exemplo, o crescimento ininterrupto da produção agropecuária e a quebra de recordes, ano após ano: entre 1975 e atualmente a produção pulou de 45 milhões para 200 milhões de toneladas de grãos. Mas a lista de fatos ilustrativos e reveladores é quase infindável e demonstra a pujança tecnológica e produtiva, mas também econômico-financeira, de um espaço da sociedade e sua principal atividade, antes entendidos isoladamente e percebidos como atrasados: a agropecuária e o mundo rural. Em oposição à depreciação social antes existente, ambos são atualmente notados e analisados como sendo intrinsecamente modernos e articulados aos demais setores econômicos e à vida urbana, assim aproximando o campo da cidade, em todos os sentidos, incluindo as facetas sociais e culturais.

Venda – O livro será vendido apenas na livraria da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF). Os interessados podem entrar em contato pelo endereço   livraria@embrapa.br.

Informações e inscrições – Mais informações e inscrições limitadas pelo endereço:   economico@faep.com.br

Confira a programação do seminário abaixo:

convite

 

 

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio