Sistema FAEP/SENAR-PR

Leilão comercializa trigo para ração animal

O governo federal autorizou a realização de leilão de trigo para a fabricação de ração animal. A operação de Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) está prevista para sexta-feira, 17 de fevereiro. É o primeiro leilão para destinar trigo à ração animal em 2012. Serão destinadas 410 mil toneladas (t) do produto para os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A medida busca garantir o preço mínimo ao produtor, escoar a produção e apoiar o abastecimento devido à estiagem, especialmente no Sul do país, que provocou quebra na produção de milho. Para o Rio Grande do Sul estão previstas 235 mil (t); Santa Catarina, 30 mil (t); Paraná, 130 mil (t) e São Paulo, 15 mil (t). Hoje, o preço mínimo do trigo pão tipo 1 é de R$ 477 a tonelada, enquanto que o do brando tipo 1 é de R$ 397.

Saiba Mais

Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) – Instrumento que permite ao governo garantir ao produtor ou à cooperativa o preço mínimo, sem que haja necessidade de adquirir o produto. Por meio de leilão, ocorre o pagamento da diferença entre o preço mínimo e o preço de mercado. Pode ser utilizado para complementar o abastecimento em regiões deficitárias a partir de estoques privados.

Preço Mínimo – Valor fixado pelo governo federal para produtos agrícolas. A finalidade da política é garantir que o agricultor receba um preço mínimo para cobrir os custos da safra. Quando o preço de mercado está abaixo do mínimo, o governo realiza leilões, como os de Prêmio de Escoamento de Produto e Aquisição do Governo Federal, para permitir que esses valores cheguem, pelo menos, ao patamar estipulado na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). Atualmente, 34 produtos estão incluídos na política governamental, entre eles arroz, feijão, milho, trigo, algodão, uva, sisal, soja, borracha e leite.
 
 

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio