Sistema FAEP/SENAR-PR

JAA prepara jovens para a sucessão familiar no campo

Programa desenvolvido pelo SENAR-PR informa sobre oportunidades profissionais que existem no campo, fortalecendo os laços com a terra

A sucessão familiar é um dos grandes dilemas da atividade agropecuária. Saber quem irá suceder o produtor na sua propriedade tira o sono de pais e mães da família rural. Uma das ferramentas mais importantes para trabalhar a continuidade das atividades é o programa Jovem Agricultor Aprendiz (JAA), desenvolvido pelo SENAR-PR há 12 anos com objetivo de informar sobre as oportunidades profissionais que existem no campo, fortalecendo os laços com a terra, despertando o espírito empreendedor ecombatendo o fantasma do êxodo rural.

No dia 27 de julho, dez turmas do programa JAA, de diversos municípios da região do Oeste do Paraná, visitaram o Show Pecuário, em Cascavel, para conhecer as oportunidades nas áreas da bovinocultura de leite, de corte e da ovinocultura. O evento, promovido pelo Sindicato Rural de Cascavel e pela Sociedade Rural do Oeste do Paraná, está na terceira edição e vem se consolidando como importante vitrine tecnológica da atividade pecuária no Estado.

Na ocasião, os jovens assistiram a uma palestra do consultor da FAEP Antônio Poloni, ex-secretário estadual da Agricultura, sobre as oportunidades no meio rural. Segundo Poloni, independentemente da área que se deseja seguir, para construir um bom futuro profissional é preciso estar preparado. “Agricultura é profissão e deve ser respeitada como tal. O JAA vem mostrar que por meio da escolaridade, o jovem pode escolher se tornar um profissional”, afirmou.

Leia a matéria completa aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio