Sistema FAEP/SENAR-PR

JAA ajuda a inserir a filha de agricultores no universo agro

Filha e neta de produtores, Fabiana Laís Rogiski sempre teve contato com a vida no campo, mas o amor pela atividade só despertou quando participou do programa do SENAR-PR

Muitas vezes a paixão pelo trabalho na terra está adormecida e só precisa de um pequeno estímulo para que floresça. Esse foi o caso de Fabiana Laís Rogiski, 24 anos, moradora de Irati (região Sudeste). Filha e neta de produtores rurais, desde cedo ela teve contato com a vida no campo, mas o amor pela atividade rural só despertou aos 17 anos, quando ela participou do programa Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) do SENAR-PR.

“Antes eu não sabia o que acontecia na propriedade, tinha outras atividades, outros interesses. Foi no JAA que descobri que queria fazer Agronomia”, conta Fabiana, que seguiu seu sonho e se formou na profissão em 2016, pela Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu (Uniguaçu), em União da Vitória. Seu trabalho de conclusão de curso foi na área de solos, assunto pelo qual ela tem carinho especial. Tanto que após concluir sua graduação Fabiana fez o curso do Programa Integrado de Conservação de Solos e Água (Prosolo), iniciativa que conta com apoio do Sistema FAEP/SENAR-PR e tem como objetivo retomar as boas práticas conservacionistas nas lavouras paranaenses.

Uma das vertentes do Prosolo é a formação de profissionais para atuar em projetos de conservação de solos e água nas propriedades. “Gostei muito do curso. Acho que abriu muitas oportunidades. É algo que vai além do que a gente vê na faculdade”, avalia a jovem engenheira agrônoma.

Leia mais sobre a história de Fabiana aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio