Sistema FAEP/SENAR-PR

Isenção de licença ambiental

Silos (até 7.500 t) e outras atividades são liberadas pelo IAP

siloOs produtores rurais paranaenses foram isentos de licenças para diversas atividades de baixo impacto ambiental como, por exemplo, a construção de silo (com capacidade de até 7.500 toneladas) na propriedade. A liberação foi regulamentada através da publicação da portaria 304/2013, publicada em 26 de novembro pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

“Com essa portaria, o Paraná aumentará sua capacidade de armazenagem de grãos nas propriedades rurais e assim os
produtores poderão trabalhar melhor a comercialização da safra e a logística de transporte da carga. Essa isenção é o resultado de um estudo técnico dos profissionais do IAP e da FAEP”, comenta Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP.

Outras atividades também foram dispensadas de licenciamento ambiental. Entre elas: benfeitorias e equipamentos para apicultura; aquisição de diversos maquinários, sistemas de rastreabilidade de animais; implantação e reformas em pomares e produção de flores; recuperação de pastagens; adequação de solo para plantio; implantação e melhorias em sistemas de armazenagem, secagem e beneficiamento de sementes, entre outras. Para conhecer a lista completa consulte a íntegra da portaria clicando no link. “Essa é uma demanda antiga dos produtores rurais que dependiam do documento do IAP para conseguir crédito e empréstimos junto às instituições financeiras. Dessa forma, diminuímos a demanda do instituto e ajudamos aqueles que querem contribuir para o desenvolvimento sustentável do nosso Estado”, argumenta o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.

Leia a matéria na íntegra no Boletim Informativo

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio