Sistema FAEP/SENAR-PR

Helicoverpa: acompanhe as últimas notícias sobre a lagarta

Levantamento divulgado pela Adapar mostra que, até o dia 29 de novembro, a situação fitossanitária das lavouras está sob controle no Paraná

A lagarta Helicoverpa armigera tem tirado o sono de muitos produtores em todo o país. Embora seja uma nova praga por aqui, levantamento divulgado pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) mostra que, até o dia 29 de novembro, a situação fitossanitária das lavouras está sob controle no Paraná. Diferente do que ocorreu na Bahia, Goias, Mato Grosso e Minas Gerais, segundo a Adapar, não é necessário declarar o Paraná como estado de situação de emergência fitossanitária.

Desde o final de outubro, a Adapar está monitorando o controle da Helicoverpa armigera em 13 municípios do estado: Guarapuava, Ponta Grossa, Ivaiporã, Campo Mourão, Apucarana, Jacarezinho, Cornélio Procópio, Londrina, Maringá, Toledo, Cascavel, Francisco Beltrão e Pato Branco. O Sistema FAEP tem acompanhando as informações e notas técnicas divulgadas pelos órgãos oficiais de pesquisa, assistência técnica e de fiscalização e tem apoiado a realização de seminários e palestras em todas as regiões do estado, visando orientar técnicos e produtores para o controle e o Manejo Integrado de Pragas (MIP).

Além disso, o Sistema FAEP apoia o Projeto de Monitoramento e identificação da Helicoverpa armigera – Paraná safra 2013/2014 realizado pela Adapar e Embrapa com o objetivo de monitorar, coletar, identificar e mapear a praga no Estado para definição de um planejamento e ações de controle.

Acompanhe o monitoramento da lagarta no site www.adapar.pr.gov.br e na página da Embrapa  www.cnpso.embrapa.br/helicoverpa/noticia1.htm

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio