Sistema FAEP/SENAR-PR

Governo prorroga CAR / PRA

Novo prazo para registra é dia 31 de maio de 2018

Atendendo a demanda da FAEP, o Presidente da república prorrogou o prazo para inscrição ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) e de adesão ao Programa de Recuperação Ambiental (PRA) por meio do Decreto no. 9.257 de 29 de dezembro de 2017. O novo prazo para registra é dia 31 de maio de 2018.

No início de dezembro, a Federação enviou ofício ao órgão federal ressaltando a necessidade de ampliar o prazo em função das dificuldades de acesso a plataforma do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar). Desde o início de novembro, a ferramenta apresentava problemas que impedia que produtores rurais realizassem a inscrição.

Além disso, milhares de produtores que realizaram o cadastro estão recebendo alertas de inconsistência nas suas declarações.

Ao longo de 2017, o Sistema FAEP/SENAR-PR realizou uma série e de treinamentos voltados para funcionários de sindicatos rurais e produtores de todas as regiões do Estado. Em outubro, a Federação organizou videoconferências para tirar dúvidas e auxiliar na regularização do CAR e do PRA. Ainda, a entidade produziu uma cartilha voltada para o produtor rural com as principais dúvidas e orientações sobre CAR  e PRA.

De acordo com o site do CAR, com base nos dados do dia 30 de novembro de 2017, 382.308 propriedades estavam registradas no Paraná, num total de 15,3 milhões de hectares. Esse número de propriedades representa 74% das 514.632 propriedades rurais existentes no Estado. Se a fonte de informação considerada for o Instituto de Florestas do Paraná, 403.676 imóveis estão registrados, 78% do total estadual.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio