Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 12/01/2012 - 12h00
Postado em Notícias

12/01/2012 12h00 - Postado em Notícias

Governo anuncia socorro a produtores

O governo federal deve anunciar amanhã, dia 13,  medidas de apoio aos produtores afetados pela seca que prejudica as lavouras do Sul do país desde novembro. Os ministros Fernando Bezerra (Integração Nacional) e Mendes Ribeiro (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) viajam ao Rio Grande do Sul – o estado mais prejudicado pelos efeitos do La Niña […]

O governo federal deve anunciar amanhã, dia 13,  medidas de apoio aos produtores afetados pela seca que prejudica as lavouras do Sul do país desde novembro. Os ministros Fernando Bezerra (Integração Nacional) e Mendes Ribeiro (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) viajam ao Rio Grande do Sul – o estado mais prejudicado pelos efeitos do La Niña – para divulgar um pacote discutido nos últimos dias. A estratégia é amenizar os efeitos na renda do agronegócio com recursos para comercialização e seguro anticatástrofes.

No Paraná, a expectativa é que reivindicações da Or­­ganização das Cooperativas (Ocepar) e da Federação da Agricultura (Faep) sejam atendidas. Os principais prejudicados seriam os produtores de milho, soja, feijão e leite. Entre as pedidos está a agilização das vistorias e a indenização dos sinistros vinculados ao Proagro (seguro para pequenos produtores) e ao seguro rural da agricultura comercial.

O setor reclama que o orçamento para o seguro rural de 2012 não corresponde à metade dos recursos necessários. A expectativa era que R$ 700 milhões fossem destinados a subvenções, que barateiam os contratos pagos pelos produtores às seguradoras.

Fonte: Gazeta do Povo Online

imprensa@faep.com.br