Sistema FAEP/SENAR-PR

Frio alonga ciclo da soja e atrasa a colheita no Paraná

Até o momento, somente 6% da área foi colhida e mesmo assim Estado deve superar atual estimativa de produção

Os trabalhos de colheita da soja no Paraná estão bastante atrasados este ano. Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (Seab), apenas 6% da área plantada com a oleaginosa foi colhida até o momento. No início de fevereiro do ano passado, o porcentual era de 17%.

O agrônomo do Deral, Hugo Godinho, explica que o atraso na colheita do produto se deve ao frio intenso e atípico registrado em dezembro de 2016 em todo o Estado. As baixas temperaturas alongaram o ciclo de desenvolvimento das plantações.

Apesar disso, as lavouras paranaenses seguem em excelentes condições de desenvolvimento e o horizonte é promissor para o Estado, segundo maior produtor de grãos do Brasil. “O que está vindo da colheita, está sendo muito bem. Há uma preocupação ou outra na região Oeste do Estado, mas de forma geral a expectativa é animadora”, destaca o agrônomo.

Ele acrescenta ainda que hoje a tendência é de que o Paraná supere a projeção atual para a safra de soja. A estimativa da Seab aponta que os paranaenses vão colher 18,3 milhões de toneladas nesta temporada. Se confirmado, o volume ficará 11% acima do registrado no ano passado, quando os campos renderam 16,5 milhões de toneladas. Na próxima terça-feira (14/02), será lançada nova estimativa para o Estado.

Segunda safra
O problema é que o atraso na colheita da soja impede a entrada da segunda safra em campo. O milho, principal grão cultivado na sequencia da soja, ainda não ganhou um quarto da área prevista até o momento. De acordo com o Deral, 10% foram plantados, contra 30% cultivados no início de fevereiro do ano passado.

Fonte: Globo Rural – 09/02/2017

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio