Sistema FAEP/SENAR-PR

Fiscais federais agropecuários brasileiros suspendem greve

Movimento que começou dia 17 de setembro foi suspenso na noite de sexta-feira (02)

SÃO PAULO (Reuters) – A greve dos fiscais federais agropecuários, que afetava desde 17 de setembro a movimentação de mercadorias em portos, aeroportos e postos de fronteiras, foi suspensa na noite de sexta-feira (02), informou no sábado (03) o sindicato da categoria (Anffa Sindical).

A greve impactou principalmente exportações de grãos e carnes do Brasil, segundo relatos de associações de exportadores. Milhares de contêineres também ficaram retidos nos portos, aguardando a emissão de certificados dos fiscais.

Na semana passada, os fiscais decidiram “flexibilizar” o movimento, liberando cargas nos “pontos críticos”, como forma de dar um voto de confiança para o desenvolvimento das negociações com o governo.

A categoria quer recomposição de perdas salariais decorrentes da inflação dos últimos anos, realização periódica de concursos, entre outras reivindicações.

O sindicato informou neste sábado, por meio de sua assessoria de imprensa, que “a categoria continua mobilizada e aguardando proposta do Ministério da Agricultura”.

A decisão de suspender a greve foi tomada em assembleia de trabalhadores ligados à Anffa Sindical.

Fonte: Reuters

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio