Sistema FAEP/SENAR-PR

Falta de energia: FAEP promove encontro entre avicultores e Copel

Levantamento realizado em três municípios ( Verê, Quedas do Iguaçu e Dois Vizinhos), no período do dia 1º ao dia 8 de fevereiro, mostra que 120 mil aves morreram por causa da queda momentânea de energia

Pela primeira vez, avicultores e representantes da Companhia Paranaense de Energia (Copel) sentaram à mesa para discutir os problemas enfrentados com as constantes quedas de energia em seus aviários. O encontro ocorreu na manhã desta sexta-feira, dia 28, durante a reunião da Comissão de Avicultura da FAEP em Curitiba. O uso de energia elétrica é permanente na produção de frangos e as reclamações dos produtores vêm ocorrendo há alguns anos. Para buscar um entendimento e soluções entre a Copel e os avicultores, a FAEP mediou essa reunião com as exposições feitas por avicultores.

Segundo o presidente da comissão, Amarildo Antônio Brustolin, levantamento realizado em três municípios da região Sudoeste (Verê, Quedas do Iguaçu e Dois Vizinhos), no período do dia 1º ao dia 8 de fevereiro, mostra que 120 mil aves morreram por causa da queda momentânea de energia. “Esse encontro representa um avanço para a avicultura paranaense porque discutimos os dois lados da questão e vamos chegar a uma solução”, avaliou Amarildo.

Na opinião da zootecnista e avicultora Jaciani Klank, de Campo Mourão, o encontro foi positivo e lembrou que, em 2010, as quedas constantes de energia provocaram a morte de 12 mil aves na sua granja. “Tive um prejuízo de R$ 13 mil”, contou. (Ouça o áudio abaixo).

Os cinco profissionais da Copel presentes na reunião, após ouvirem o depoimento dos produtores, sugeriram o encaminhamento de um documento com o relato desse cenário para que a empresa possa solucionar cada um dos problemas.Uma nova reunião será agendada com os representantes da Copel para dar uma resposta aos problemas levantados pelos avicultores.

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio