Comissões Técnicas

Bovinocultura de Leite

Presidente: 
Vice-Presidente: 
Assessores Técnicos: Nordon Rodrigo Steptjuk / Guilherme Mossa de Souza Dias (DTE/FAEP)


O Paraná é o 3º maior produtor de leite, contribuindo com 10% da produção nacional. É do Paraná o município que mais produz leite no país: Castro, com 180 milhões de litros produzidos no ano de 2010.

O estado conta com 114 mil produtores, 99.573 inseridos no mercado, os demais produzem só para consumo.

A atividade ocupa o 4º lugar no estado em termos de geração de valor bruto da produção, abaixo apenas dos produtos soja, frango de corte e milho.

As reuniões da Comissão de Bovinocultura de Leite são o fórum onde os produtores compartilham o panorama atualizado da atividade em suas regiões, como preços praticados, tendências, sanidade, custos de produção, ao mesmo tempo em que têm a oportunidade de trazer os problemas do setor para a diretoria da FAEP que decide sobre os encaminhamentos cabíveis.

É composta por 100 produtores rurais que representam as principais regiões produtoras do Paraná.

A criação do Conseleite Paraná é um exemplo da importância da Comissão. A criação deste conselho no ano de 2002 foi resultado das discussões ocorridas na Comissão apontando a necessidade de desenvolver uma metodologia capaz de trazer transparência à formação do preço recebido pela matéria prima leite. Desde então o Conseleite vem cumprindo o objetivo de nortear as negociações entre produtores e indústrias, divulgando preços de referência para o leite.

Os 22 membros representantes dos produtores que compõem o Conseleite Paraná são indicados dentre os membros da Comissão Técnica de Bovinocultura de Leite

Membros

Nome do municípioCargoMembro

Links

imprensa@faep.com.br
Agência de Internet PontoCom