Sistema FAEP/SENAR-PR

FAEP solicita ao MAPA registro de produto para manejo da uva

Ofício encaminhado ao Ministério da Agricultura visa melhorar a competitividade da fruta produzida no Estado

Uva_Gilson-Abreu20120610_0746

Com objetivo de melhorar a competitividade da uva produzida no Estado, o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Ágide Meneguette, encaminhou nesta sexta-feira (11) ao ministro da Agricultura, Nery Geller e ao Secretário de Defesa Agropecuária do ministério, Rodrigo José Pereira Leite Figueiredo, um ofício solicitando o registro do produto ProTone®, cujo ingrediente ativo é o acido abscísico – ABA, um regulador vegetal que confere a cor roxa aos frutos.

Condições atípicas de temperatura e luminosidade durante a época de maturação podem comprometer a produção do acido abscísico – ABA conferindo às bagas coloração menos intensa, o que prejudica sua aceitação pelo consumidor. Com isso, as uvas paranaenses perdem espaço no mercado.

No ano passado, o Brasil importou 32,6 mil toneladas de uva, 75% das quais do Chile, onde o ProTone® é registrado. Em outros países, como Estados Unidos, Peru, México, África do Sul, Austrália, Egito, Líbano e Israel, esse produto também é regulamentado e utilizado largamente para melhorar a coloração.

A produção de uva no Paraná envolve 3.000 produtores, predominantemente em pequenas propriedades, representando um volume de 100 mil toneladas colhidas em uma área de aproximadamente 5.800 ha, que necessitam apenas de condições de igualdade para competir com os produtores de outros países.

Leia abaixo o Ofício na íntegra:

Ofício Circular no 000/14-GP                           Curitiba,    de abril de 2014.

Atendendo a uma reivindicação dos produtores de uva do estado do Paraná, esta Federação vem solicitar ao Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento o registro do produto ProTone®, cujo ingrediente ativo é o acido abscísico – ABA, um regulador vegetal que confere a cor roxa às uvas.

É de grande importância que seja priorizado o registro desse produto para servir como mais uma ferramenta no manejo da produção, contribuindo para acentuar a coloração da uva, uma vez que o mercado consumidor associa a coloração a um atributo de qualidade característica determinante para o valor do produto.

Em condições atípicas de temperatura e luminosidade durante a maturação a produção do acido abscísico – ABA fica comprometida e resulta na falta de coloração das bagas, conferindo baixo valor comercial e grandes perdas por rechaço da fruta pelo consumidor.

Em 2013 o Brasil importou 32,6 mil toneladas de uva, 75% das quais do Chile, onde o ProTone® é registrado. E em outros países, como Estados Unidos, Peru, México, África do Sul, Austrália, Egito, Líbano e Israel, esse produto também é regulamentado e utilizado largamente para melhorar a coloração.

A produção de uva no estado do Paraná envolve 3.000 produtores, predominantemente em pequenas propriedades, representando um volume de 100 mil toneladas colhidas em uma área de aproximadamente 5.800 ha, que necessitam apenas de condições de igualdade para competir com os produtores de outros países.

 Atenciosamente,
Ágide Meneguette
Presidente

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio