Sistema FAEP/SENAR-PR

FAEP pede que alteração na classificação do trigo seja prorrogada

A FAEP encaminhou ofício (*) solicitando a prorrogação por um ano da entrada em vigor do art. 2ª da IN nº 38 e seus anexos que tratam do padrão de classificação do trigo. “A grande apreensão é com relação a ausência de estrutura adequada de algumas cooperativas e postos de comercialização para realizar as avaliações […]

A FAEP encaminhou ofício (*) solicitando a prorrogação por um ano da entrada em vigor do art. 2ª da IN nº 38 e seus anexos que tratam do padrão de classificação do trigo. “A grande apreensão é com relação a ausência de estrutura adequada de algumas cooperativas e postos de comercialização para realizar as avaliações necessárias. Muitas unidades de recebimento de trigo não possuem equipamento para realizar as análises exigidas, deixando assim classificação incompleta e sujeita a erros”, afirma o presidente do Sistema FAEP, Ágide Meneguette.

A Instrução Normativa (IN) nº 38, de 30 de novembro de 2010, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estabelece no art. 2ª que a partir de 1º de julho de 2015, passará a vigorar o novo padrão para classificação de trigo.O padrão estabelecido na IN nº 38 propõe que número de queda (falling number) seja parâmetro para determinar o tipo do trigo e não mais de classe de trigo do Grupo II.

O número de queda é o parâmetro que mede a atividade da enzima alfa-amilase, responsável por quebrar as moléculas de amido, importante característica no trigo destinado a moagem.

Encaminhamentos:
Ministério MAPA;

c/c

SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA – SDA/MAPA
Secretário – DECIO COUTINHO

SECRETARIA DE POLÍTICA AGRÍCOLA – SPA/MAPA
Secretário – ANDRE MELONI NASSAR

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio