Sistema FAEP/SENAR-PR

FAEP reassume coordenação da Aliança Láctea

Entidade desenvolve estratégias visando o mercado interno e também a abertura de negócios no exterior

Obedecendo o sistema de rodízio, a FAEP reassumiu a coordenação da Aliança Láctea Sul Brasileira, que reúne entidades públicas, inclusive as secretarias estaduais da Agricultura, indústrias e produtores dos três Estados da Região Sul. A entidade, criada há três anos, desenvolve ações para tornar o setor ainda mais competitivo, além de padronizar a assistência técnica, capacitação e a sanidade, visando a qualidade do leite.

A passagem da coordenação ocorreu durante a Expointer, no final de agosto, em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O coordenador da Aliança Láctea até outubro de 2018 será Ronei Volpi, como representante da Federação. Anteriormente, a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) estava no comando da entidade.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relativo ao ano de 2015 (informações mais recentes disponíveis), Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina produziram, juntos, 12,3 bilhões de litros de leite. A região ficou à frente das demais do país. “Isso representa 35% do leite produzido no Brasil. Os três Estados têm uma produção superior à da Argentina. E, no curto espaço de tempo, nossa expectativa é superar a Argentina e Uruguai juntos”, destaca Volpi.

Leia matéria completa aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio