Sistema FAEP/SENAR-PR

Estratégias para fortalecer grãos no Paraná

Vazio sanitário e seguir calendário de semeadura são as melhores armas contra a ferrugem da soja. Já importação atrapalha produção de trigo no Estado

Melhor prevenir do que remediar. Obedecer ao calendário de plantio e respeitar o período de vazio sanitário são as melhores formas de combater a ferrugem asiática da soja. De acordo com a pesquisadora Cláudia Godoy, da Embrapa Soja, nos últimos anos o fungo causador da doença sofreumutações, tornando-se resistente a boa parte dos fungicidas disponíveis no mercado. Por isso, se a ferrugem aparecer, seu controle será muito difícil. “A principal estratégia hoje para controlar a ferrugem é você escapar dela. Fazer o vazio [sanitário] e plantar cedo”, decreta a pesquisadora, que fez uma apresentação sobre o tema para os integrantes da Comissão Técnica de Cereais, Fibras e Oleaginosasda FAEP, no dia 28 de agosto, em Curitiba.

Segundo Cláudia, nos últimos anos os fungicidas utilizados para tratar a doença vêm perdendo sua eficácia. Na safra 2015/16 havia 123 produtos registrados com eficiência agronômica comprovada. Na safra 2016/17, esse número caiu para 60. E em 2017/18, de acordo com a pesquisadora, serão apenas 26. “Isso não significa que esses produtos funcionam. Alguns têm apenas 40% de controle”, explica.

Durante a reunião de comissão da FAEP, Cláudia Godoy apresentou os resultados de um ensaio realizado em propriedades em todas as regiões do país na safra 2016/17. O estudo avaliou a eficiência comparativa de dois tipos de fungicidas: com e sem o grupo químico das carboxamidas. O ensaio mostrou que muitos fungos já estão resistentes a esta molécula. Outras substâncias, como os triazóis e as estrobilurinas, já vinham perdendo eficácia contra a doença nos últimos anos.

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Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

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