Sistema FAEP/SENAR-PR

Erva-mate de São Mateus do Sul conquista Indicação Geográfica

Selo fornecido pelo INPI caracteriza diferencial do produto no mercado

Após o prazo de 60 dias para contestação, findado no último sábado (10), o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) publicou a concessão do registro da Indicação Geográfica (IG) São Matheus, que reconhece o diferencial da erva-mate local no mercado.

Na modalidade Indicação de Procedência (IP), o selo contempla os municípios de São Mateus do Sul, Antonio Olinto, Rio Azul, Mallet, Rebouças e São João do Triunfo, reconhecidos pela qualidade da sua erva-mate, que, associando as características de solo e clima da região com método de cultivo, tem uma identidade e um padrão diferenciado por ser mais saborosa e suave.

“É a primeira IG da erva-mate no Brasil”, comemoram os integrantes da Associação dos Amigos da Erva-Mate de São Mateus (IG-Mathe), entidade que reúne a cadeia produtiva e vários parceiros, e que atuou ao longo de mais de dois anos no processo para obtenção do registro. Ao lado do vinho do Vale dos Vinhedos (RS) e da cachaça de Salinas (MG), por exemplo, a erva-mate São Matheus promete trazer ganhos não só para produtores e industriários, mas para diversos setores com o estímulo turístico, para o reconhecimento da região e para os próprios consumidores, que têm a garantia de que estão consumindo um produto de qualidade.

Para os envolvidos, a conquista foi resultado de um grande trabalho, que não termina por aqui. “Todo o trabalho realizado nesses últimos anos foi para este momento, que é muito gratificante”, comenta o produtor e integrante da IG-Mathe, Heliton Lugarini. “Mas é agora que começa o trabalho árduo na prática. Angariar mais produtores e indústrias dessas cidades para se cadastrarem conosco, manter essas características e, assim, levarmos nossa erva-mate cada vez mais longe”.

Comemoração

A conquista da IG da erva-mate local será comemorada no domingo, 18 de dezembro, com a entrega do selo São Matheus, que marca também o encerramento do 3º Festival Gastronômico de São Mateus do Sul. Às 18h, haverá uma concentração no Terminal Rodoviário Guilherme Kantor, de onde os participantes sairão em caminhada até o Chimarródromo. Lá, haverá a solenidade de recebimento da IG.

Fonte: Jornal Aconteceu

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio