Sistema FAEP/SENAR-PR

Entidades apresentam propostas de políticas para a triticultura nacional

documento foi encaminhado pela Seab à ministra da Agricultura

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) encaminhou nesta segunda-feira (13/10) à ministra da Agricultura, Kátia Abreu documento com as propostas de Políticas para a Triticultura Nacional.

O estudo  trata de aspectos como financiamento, seguro, comercialização e tributação, bem como itens como escoamento, qualidade e vigilância sanitária. De maneira geral as propostas mostram a necessidade de estímulo à triticultura, pois apesar da boa produção registrada nesse ano, esta representará menos de 60% do consumo do país em 2015. Essa fração poderá diminuir em 2016 devido à insegurança/incerteza dos produtores rurais em relação à adoção de medidas que assegurem um planejamento de médio e longo prazo para triticultura nacional, impondo ao país, a necessidade de adquirir no mercado externo trigo para suprir o consumo, justamente num momento em que se busca reduzir gastos com importações e melhorar o desempenho da balança comercial brasileira.

O material foi produzido  pela FAEP em parceria com Confederação Nacional da Agricultura (CNA), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o Sindicato e Organização das Cooperativas do Paraná (OCEPAR), a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FECOAGRO), a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL), a Superintendência Estadual da Companhia Nacional de Abastecimento no Paraná (SUREG/CONAB-PR) e a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB).

As entidades que assinam o documento também solicitaram audiência com a ministra para detalhar melhor a proposta.  Clique Aqui e conheça na íntegra  as propostas de Políticas para a Triticultura Nacional.

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio