Sistema FAEP/SENAR-PR

Encerramento do Concurso Agrinho 2017 ocorre nesta segunda-feira (30)

Família Agrinho recebe professores e alunos de todo o Paraná para premiação que coroa o trabalho de um ano inteiro de mais de 1 milhão de envolvidos no projeto

Depois de um ano de trabalho e aprendizado intensos em todo o Paraná, o Agrinho e sua família recebem 1,5 mil alunos e professores em uma grande festa da educação. Nesta segunda-feira (30), acontece o encerramento da edição 2017 do concurso, no Expotrade, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Durante o ano, docentes e estudantes receberam material didático, capacitação e tiveram a possibilidade de participarem do concurso como estímulo para trabalharem temas transversais. Entre eles estiveram questões ligadas com a saúde, cidadania e meio ambiente, de modo a formar cidadãos conscientes.

“Nesses 22 anos de existência, o Programa Agrinho tem sido um dos agentes importantes na formação de gerações de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, contribuindo para a paz e o desenvolvimento numa sociedade responsável”, diz Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Anualmente, o Programa Agrinho movimenta cerca de 80 mil professores e 1 milhão de estudantes em todo o Estado. Os alunos participam do concurso por meio de redações e desenhos, enquanto os professores concorrem com relatos e com as experiências pedagógicas que desenvolveram ao longo do ano. Este ano foram recebidos um total de 6.016 trabalhos que passaram por uma triagem e por uma banca examinadora que definiu os vencedores.

Premiados

Durante o evento deste ano são 314 premiados entre alunos, professores, diretores, secretários municipais de educação e chefes de núcleo com destaque para os seis primeiros lugares da categoria Experiências Pedagógicas (quatro para a rede pública, um para a rede particular e um para o Agrinho Solos), que recebem um automóvel zero quilômetro como prêmio. Os demais estudantes e professores recebem tablets na etapa regional (rede pública de ensino) e notebooks na etapa estadual (redes pública e particular de ensino).

A categoria Agrinho Solos é outra novidade este ano. Unindo Agrinho e o Programa Integrado de Conservação do Solo e Água do Paraná (Prosolo), a proposta foi trabalhar a consciência das futuras gerações sobre a importância da conservação de solo.

Outra categoria nova foi Núcleo Regional Agrinho, que teve como vencedores os núcleos de Campo Mourão e Goioerê. Também foram anunciados os vencedores das categorias município em que Moreira Sales, na região Centro-Ocidental do Estado, se consagrou bicampeão.

Atrações

Preocupada com a questão ambiental, social e econômica, a edição 2017 do evento de premiação do Concurso Agrinho, no dia 30 de outubro, no ExpoTrade de Pinhais, tem como tema Sustentabilidade, uma das linhas de trabalho que recebe atenção do Sistema FAEP/SENAR-PR este ano.

Seguindo o mesmo conceito, uma das atrações será o projeto “Harmonia com a Natureza”. O músico e professor Hélio Santana trabalhou na musicalização e confecção de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis ao longo do ano com turmas, uma em cada Regional. Esse processo foi documentado e será exibido no evento.  Foram mais de 150 alunos participantes, além de docentes e diretores. Logo após a exibição do documentário, teremos um show exclusivo idealizado por Hélio – no espetáculo, todos os instrumentos utilizados foram confeccionados com material reciclável.

No “hall” de entrada do Expotrade haverá a exposição “Transformagia” que cria novos objetos a partir de materiais que seriam descartados como garrafas pet usadas para praticar esportes, hortas verticais e um poste que é feito com uma garrafa pet, uma placa solar e uma lâmpada de LED.

Serviço

O quê: Premiação Concurso Agrinho

Onde: ExpoTrade Pinhais (Rodovia Deputado Leopoldo Jacomel 10454 – Pinhais)

Quando: 30 de outubro

Horário: 8h30

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio