Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 05/03/2012 - 12h00
Postado em Notícias

05/03/2012 12h00 - Postado em Notícias

Embrapa lança software que orienta gestão e irrigação do solo

Tecnologia desenvolvida pela entidade auxilia na classificação dos solos e na escolha de melhores tipos de irrigação

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), unidade Solos, divulgou a segunda versão do Sistema Brasileiro de Classificação de Terras para Irrigação (SiBCTI). O software, lançado nesta semana, orienta agricultores, gestores da área agrícola, professores e estudantes na classificação dos solos e melhores tipos de irrigação para uma área específica, com informações totalmente adaptadas ao solo brasileiro.

“Antes do sistema, não havia uma forma precisa para que o governo adotasse políticas de irrigação, sobretudo na região Nordeste, onde uma distribuição inadequada de água é capaz de tornar toda a área desértica, com o solo absolutamente salgado”, explica o pesquisador da Embrapa Solos, Fernando Cézar Amaral.

O pesquisador citou o exemplo de Petrolina, cidade de Pernambuco, que apresenta a maior área irrigável do Brasil. Apesar dessa condição, de acordo com o sistema americano, que era o único disponível até então, a região não era considerada própria para irrigação, por apresentar solo arenoso.

Além da versão eletrônica, as informações também estão disponíveis na versão impressa. O software, responsável pelo cruzamento de dados e indicações do melhor tipo de irrigação, estará disponível até março.

O sistema é fruto de uma parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e foi estruturado para atender aos diversos níveis tecnológicos e de manejo praticados, principalmente na região de solo semiárido. A linguagem simplificada, segundo a Embrapa, possui vários graus de ajuda, possibilitando sua utilização mesmo que o usuário não seja um especialista. O software avalia o ambiente para irrigação, cruza informações do solo, da água, da planta e do sistema de irrigação escolhidos.

Fonte: Globo Rural On-line – Ernesto de Souza

imprensa@faep.com.br
Agência de Internet PontoCom