Sistema FAEP/SENAR-PR

Embrapa diversifica oferta de sementes de soja no mercado

A produção brasileira de soja para a safra 2011/2012 está estimada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em 71,75 milhões de toneladas. Segundo o Ministério da Agricultura, para que o número seja alcançado, é preciso plantar cultivares de boa capacidade produtiva e que sejam estáveis, e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) tem se esforçado neste sentido.

De acordo com o gerente do escritório de negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia, Luiz Carlos Miranda, a estabilidade de produção faz com que as cultivares desenvolvidas pela empresa não sejam muito sensíveis ao estresse climático. Na safra passada, esse foi um dos problemas que provocou a quebra na produção.

Entre as cultivares desenvolvidas pela Embrapa recomendadas para plantio na região Centro-Sul do país destacam-se as geneticamente modificadas para tolerância ao herbicida glifosato.

A BRS Estância RR é uma cultivar de soja com boa capacidade produtiva e de ciclo precoce. Apresenta resistência ao acamamento e às principais doenças, entre elas a podridão radicular de fitóftora, vírus da necrose da haste, pústula bacteriana e mosaico comum da soja. É recomendada para produção nos estados de Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A BRS Taura RR é também resistente ao cancro da haste, mancha "olho-de-rã", podridão, parda da haste e pústula bacteriana. Além disso, é moderadamente resistente ao nematóide de galhas Meloidogyne javanica. Sua produção é recomendada para Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Já a cultivar BRS 246 RR é resistente ao cancro da haste, à mancha "olho de rã", à podridão parda da haste e ao vírus da necrose da haste. O cultivo apresenta melhor desempenho no Paraná, em São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O mais recente lançamento da Embrapa é a BRS Tordilha RR, que ainda está em fase de produção de semente básica. Segundo a empresa, é uma cultivar de soja que possui ampla adaptação, ótima sanidade e precocidade. Pode ser produzida no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, em São Paulo e no sul do Mato Grosso do Sul.

Fonte: Globo Rural On-line

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio