Sistema FAEP/SENAR-PR

Discurso de Abertura – Ágide Meneguette | Agrinho 2016

Discurso do presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR durante abertura do Agrinho 2016

O grande objetivo do Programa Agrinho é ajudar a escola a formar um cidadão consciente para que nosso país encontre no futuro o seu caminho de desenvolvimento e felicidade. Esta é a síntese do esforço que o SENAR PR faz há 21 anos junto às escolas públicas e privadas da e educação infantil e ensino fundamental. Esta festa é o coroamento das atividades deste ano, com a entrega dos prêmios a que fizeram jus os alunos das diversas séries e seus professores. Através da capacitação de professores e da distribuição de cartilhas para uso nas salas de aula, o Agrinho contribui com as autoridades educacionais para difundir entre crianças e jovens os conceitos de saúde e bem estar, das responsabilidades com o meio ambiente e com a consciência de seus direitos e deveres.Contudo, a finalidade principal do Senar estabelecida na lei que o criou, é a formação profissional rural. Qualificar trabalhadores e produtores para que desempenhem suas tarefas com produtividade e rentabilidade, para melhorar as condições econômicas e sociais do homem do campo e de sua família.

Para isso, o SENAR-PR possui cerca de 250 títulos de cursos que abrangem quase todas as atividades rurais. Passaram pelos cursos do SENAR-PR mais de um milhão e meio de trabalhadores e produtores rurais. Além dos 55 mil que cursaram o Jovem Agricultor Aprendiz, com 160 horas de aula e os 22 mil que participaram do programa Empreendedor Rural.
A capacitação do homem do campo é uma ação contínua. A cada dia que passa, novas atividades são incorporadas às lides rurais.
Justamente agora o Senar está proporcionando cursos para profissionais da área agrícola para que possam nos ajudar na recuperação dos solos agrícolas.As fortes chuvas provocadas pelo El Niño no ano passado e início deste ano destruíram uma grande parte das estruturas de conservação e contenção da erosão das propriedades. Além disso, os novos equipamentos de produção – plantadeiras, tratores, colheitadeiras – foram fabricados em dimensões e peso inadequadas às necessidades de manejo e conservação de solo e água até então. O plantio direito terá que ser retomado para melhorar a eficiência das novas tecnologias e manter a sustentabilidade das produções.

O Sistema FAEP/SENAR-PR e seus parceiros, o Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura e suas vinculadas e várias instituições públicas e privadas, estão empenhados em proteger o mais importante patrimônio do produtor rural, que é o solo onde ele colhe o sustento de sua família. Trata-se de um programa instituído pelo governo do Estado em parceria com entidades privadas, incluindo as universidades e órgãos de pesquisa e que terá duração de no mínimo cinco anos e que abrangerá todo o Paraná. E temos também o Agrinho, xodó” do SENAR-PR  porque envolve crianças e jovens no preparo das novas gerações. São 70 mil professores e mais de um milhão de crianças de e jovens da e educação infantil e ensino fundamental que são alcançados graças às parcerias do SENAR-PR com o governo do Estado, através das Secretarias de Educação, Meio Ambiente, Agricultura e Justiça, de instituições com o Tribunal Regional do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, o Ministério Público do Paraná, Receita Federal, o Instituto de Previdência Social, o Banco do Brasil, Itaipu Binacional e a empresa Dow Agrosciences, as secretarias de educação dos municípios e o trabalho dos técnicos e supervisores do SENAR-PR e dos presidentes e mobilizadores dos sindicatos rurais. A todos estes parceiros os meus agradecimentos.

O importante tem sido, todos esses anos, o interesse dos professores em utilizar o material que o Senar disponibiliza que, de tempos em tempos, é atualizado para acompanhar as mudanças que ocorrem em nossa sociedade.Este ano, inclusive, além das autoridades e empresários convidados que muito nos honram, temos o grato prazer de ter entre nós a diretoria da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária, a CNA, capitaneada pelo seu presidente João Martins, que também é o presidente do Conselho do Senar Nacional. Muito obrigado por terem vindo participar desta festa. Muito obrigado a todos os nossos convidados, aos professores e pais e aos alunos que hoje recebem merecidos prêmios.

 

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio