Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 01/12/2010 - 12h00
Postado em Notícias

01/12/2010 12h00 - Postado em Notícias

Dicas para padronização de frutas e hortaliças

O Prosa Rural da semana dará algumas dicas para padronização de frutas e hortaliças

A manutenção da qualidade e a redução de perdas na comercialização de frutas e hortaliças pode ser alcançada com alguns simples procedimentos de seleção, classificação e embalagem. É o que garante o pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro, RJ), Marcos José de Oliveira Fonseca, pesquisador da área de pós-colheita de frutas e hortaliças.

Segundo o pesquisador, a implantação dos procedimentos adequados na propriedade ou no empreendimento gera benefícios como remuneração justa do produto bem cultivado e colhido com qualidade. Também serão reduzidos os níveis de perdas com o consequente aumento de oferta e a redução do desperdício.

A recomendação é implantar o processo de seleção dos produtos, que são qualificados para seguir para sua destinação principal, com exclusão daqueles que não possuem as características do produto padrão. Em seguida, o produto é submetido à classificação que é a separação dos mesmos em lotes homogêneos para tamanho, forma, coloração e ponto de maturação. Estes lotes homogêneos podem , enfim, ser embalados em caixas que deverão cumprir duas funções principais: proteger o produto e facilitar o deslocamento das cargas.

A embalagem também tem a função de identificar o produtor e garantir a rastreabilidade do produto. Grande parte da produção nacional de frutas e hortaliças é embalada em caixas de madeira, que não cumprem as duas funções mencionadas. As caixas de papelão (não retornável) e de plástico (retornável) cumprem as duas funções, possuindo características bastante distintas, com vantagens e desvantagens.

O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Fonte: Embrapa Agroindústria de Alimentos

imprensa@faep.com.br