Sistema FAEP/SENAR-PR

Desmistificando mitos: Frango tem hormônio?

Agropecuária é cercada de mitos que muitas vezes não são inocentes e podem causar consequências nocivas para a atividade

Quem acredita nessa história de que frango tem hormônio está mais frito do que frango a passarinho. No peito grelhado do almoço de todo dia ou no franguinho assado com batatas da vovó no domingo tem, por exemplo, vitaminas e minerais. Tem também sabor de infância, de canja em noite de tempo frio e de muitas outras coisas. Mas nada de hormônios.

“Isso é um mito que não tem o mínimo fundamento”, garante o professor de medicina veterinária Ariel Mendes, diretor de relações institucionais da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). “Primeiro porque é proibido por lei e segundo que não faria efeito, o frango tem o crescimento muito rápido, entre 42 e 45 dias, então não teria tempo de um hormônio fazer efeito”, explica.

Há ainda o fato de que qualquer hormônio de estímulo ao crescimento precisaria ser injetado. E mais: uma vez por dia. Para quem não sabe, uma criação de frangos não é algo assim tão simples de manejar. Em algumas criações é comum haver 50 mil animais em um único lote. Imagine como seria a aplicação dessas injeções nos frangos. Como fazer o controle disso?

A professora de avicultura e ornitopatologia de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Kelli Mazutti Monteiro, calcula que se fossem gastos 20 segundos por ave para conter e aplicar um medicamento do tipo, a conta não tem como fechar. “Se eu pegar um galpão de 30 mil aves, iria gastar sete dias trabalhando 24 horas sem intervalos para aplicar em todas as aves. Sem contar que o preço de 1 mililitro (ml) de hormônio já seria mais caro que o valor de uma ave inteira”, detalha.

Leia mais sobre a desmistificação deste mito aqui.

Ouça também a matéria de rádio sobre o tema:

Baixe o programa aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio