Sistema FAEP/SENAR-PR

Desafios da bovinocultura de leite para 2018

Comissão da FAEP define plano de ação para fortalecer ainda mais a cadeia produtiva estadual

A última reunião de 2017 da Comissão Técnica de Bovinocultura de Leite da FAEP, realizada no dia 14 de novembro, na sede da entidade em Curitiba, serviu como palco para definição da agenda estratégica para 2018. De uma forma geral, os integrantes avaliaram o ano em vigência como “bom” para o setor, principalmente diante das dificuldades enfrentadas na temporada passada. Porém, para o próximo ano, a Comissão estabeleceu uma série de medidas para reforçar ainda mais a cadeia produtiva paranaense.

“Temos muitos assuntos de interesse geral, como Reforma Trabalhista, eleições e Código Florestal, que estamos dando atenção. No leite, precisamos, cada vez mais, diversificar para dividir custos e procurar mercados internacionais para atender a oferta nacional”, ressaltou Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR.

O mercado brasileiro atravessa uma situação contrastante. Por um lado, a elevação da produção. Em 2016, o Paraná, segundo maior produtor do país, atingiu a marca de 4,7 bilhões de litros de leite, aumento de 1,5% na comparação com 2015. Em contrapartida, principalmente em função da crise econômica, queda no consumo de vários produtos lácteos e de leite também. As vendas de queijo e iogurte, por exemplo, caíram a níveis de 2007/08.

Leia mais sobre as estratégias para atividade aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio