Sistema FAEP/SENAR-PR

Deputado destaca a 12ª edição do programa Empreendedor Rural

Premiação acontece nesta sexta-feira (4)

A Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade nesta terça-feira (1º), requerimento do deputado Nereu Moura, líder da bancada do PMDB, destacando o programa Empreendedor Rural. O evento, criado pelo sistema FAEP/SENAR-PR em parceria com o SEBRAE/PR, chega este ano a 12ª edição, que acontece nessa sexta-feira (4), no Expotrade de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

O Empreendedor Rural aborda e trabalha a gestão da propriedade rural e o empreendedorismo das pessoas do meio rural. “Ele estimula o debate e a formação de lideranças”, destaca Nereu Moura. O deputado lembra ainda que a iniciativa ensina a calcular os custos do processo produtivo e a elaborar projetos para que os produtores rurais passem a administrar suas propriedades com eficiência, “como se fossem verdadeiras empresas”, disse.

Panorama
Aproximadamente 4,5 mil produtores e líderes rurais são esperados para o evento no próximo final de semana. Entre as atividades está a premiação de 10 trabalhos classificados pelo programa, criado em 2003.

O Empreendedor Rural possibilita aos participantes uma visão mais clara de seu papel na sociedade brasileira, “para que ele possa melhorar a sua qualidade de vida e de sua família”, afirma o parlamentar. O participante necessita compreender as inter-relações entre sua atividade e os demais setores da economia e o que a sociedade espera dele, completa Nereu Moura.

O programa reúne pessoas ligadas ao meio rural, proprietários ou arrendatários de terras, parceiros, suas famílias, trabalhadores rurais, prestadores de serviço para o meio rural e outras pessoas cujas atividades econômicas mantêm vínculo com o setor rural.

Progressão
Em 2007 a iniciativa desencadeou um processo de expansão nacional e atualmente está presente em 14 estados brasileiros. Desde o início do programa no Paraná, há 12 anos, foram 1.134 turmas totalizando 28 mil participantes. “Somente em 2015 foram 48 turmas com a participação de 960 produtores rurais”, ressalta o deputado.

Com foco no Planejamento Estratégico, a partir de 2012, o SENAR-PR passou a oferecer também o programa na modalidade Educação à Distância (EaD) – o Empreendedor à Distância. A iniciativa permitiu a realização concomitantemente das Olimpíadas de Matemática e Português, cuja competição tem como meta criar o hábito de estudar de uma forma diferente e trazer um novo estímulo para os jovens aprofundarem seus conhecimentos.

Esse ano, os organizadores do programa e professores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (EsaIq/USP) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR) criaram um curso específico para os participantes. Ao final do treinamento, o produtor e/ou trabalhador rural pode desenvolver atividades inovadoras nas propriedades, conhecendo os riscos a que estão sujeitos e quais as melhores formas para o sucesso.

Os melhores trabalhos serão conhecidos domingo, durante a confraternização de encerramento em Curitiba. O prêmio aos vencedores é uma viagem.

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio