Sistema FAEP/SENAR-PR

Demanda por soja produzida nos EUA garante alta do grão em Chicago

A soja encontrou suporte na boa demanda internacional pelo produto americano, resistiu ao pessimismo em relação ao futuro da economia global que dominou os mercados e tornou-se a única commodity agrícola de grande liquidez a encerrar a terça-feira em alta nas principais bolsas americanas.

Em Chicago, onde os preços do grão são referenciados, os contratos com vencimento em maio fecharam a US$ 13,3525 por bushel, ganho de 10,25 centavos de dólar em relação à véspera – e isso apesar da valorização do dólar, que tira competitividade dos embarques americanos. A alta acumulada desses papéis em 2012 chegou a 10,56%, de acordo com cálculos do Valor Data.

Essa boa demanda pela soja dos EUA decorre, em parte, da quebra da produção na América do Sul na temporada 2011/12, em virtude de uma estiagem provocada pelo fenômeno La Niña. Em relação às estimativas iniciais, a colheita sul-americana, que está na reta final, será cerca de 20 milhões de toneladas menor.

Segundo a publicação alemã "Oil World", só no Brasil a quebra será de 7,3 milhões de toneladas. Os analistas da publicação inicialmente esperavam produção de 75,3 milhões de toneladas no segundo maior exportador mundial de soja em grão, mas passaram a estimar 68 milhões.

E a procura pelas exportações dos EUA é liderada por importadores da China, apesar de o governo do país asiático ter anunciado uma redução nas metas de crescimento da economia local em 2012. Não passou despercebida a greve de portuários na Argentina, segundo maior exportador de soja do planeta, mas o reflexo do movimento sobre as cotações foi irrisório. Em Chicago, milho e trigo recuaram.

Fonte: Valor Econômico – Fernando Lopes

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio