Sistema FAEP/SENAR-PR

De olho na sucessão, jovens formam nova geração de criadores da raça Angus

Comissão Angus Jovem, criada no ano passado por sugestão da Associação Brasileira de Angus, tem como objetivo trabalhar a sucessão familiar entre os pecuaristas

A sucessão familiar nas propriedades e a manutenção da oferta de mão de obra técnica para as atividades rurais são preocupações constantes no agronegócio. Porém, se de um lado muitos jovens abandonam o campo em busca de oportunidades nas cidades, existem também os que têm convicção no futuro da agropecuária e, desde cedo, se envolvem nas atividades que pretendem desenvolver.

Atenta às necessidades do campo e antenada às novidades tecnológicas que surgem cada vez mais rápido, essa nova geração está se organizando em movimentos com objetivo de garantir um lugar de destaque no mercado, sem deixar para depois da faculdade a vivência profissional.Um exemplo desse movimento é a Comissão Angus Jovem, criada no ano passado por sugestão da Associação Brasileira de Angus (entidade que reúne criadores da raça de gado Aberdeen Angus no país), com objetivo de trabalhar a sucessão familiar entre os pecuaristas.

Formada em sua maioria por estudantes universitários e jovens interessados pela raça, o grupo paranaense foi composto durante a última Expointer, feira agropecuária realizada em Esteio, no Rio Grande do Sul, em agosto de 2016. “Foi tudo muito rápido, a associação postou a inscrição na internet e mais de 400 todo Brasil e até de outros países”, diz. Por meio destas redes, os integrantes organizam ações, como foi o caso da participação do grupo no último Show Rural Coopavel, realizado em Cascavel no início de fevereiro. Nesta primeira ação do Angus Jovem paranaense, a organização da produção de camisetas e de outros materiais ocorreu por meio das teclas do telefone celular.

Leia a matéria completa aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio