Sistema FAEP/SENAR-PR

Curso do SENAR-PR revitaliza produção de uvas e vinhos em São José dos Pinhais

Projeto teve início no final de julho de 2017 com objetivo de atender a uma demanda pontual da região

O SENAR-PR capacitou uma turma de viticultores (produtores de uva) de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O projeto “Produção de uvas rústicas para produção de sucos e vinhos” teve início no final de julho de 2017 com objetivo de atender a uma demanda pontual da região, que tem na produção de uvas e vinhos a chave para o desenvolvimento do turismo rural.

Diante desta realidade, o SENAR-PR elaborou uma proposta que não está no catálogo de cursos, de modo a subsidiar os produtores da região de conhecimentos técnicos necessários para alavancar a atividade. A demanda partiu do Sindicato Rural do município, que identificou a necessidade de capacitar os viticultores. O curso atende todas as etapas do processo de produção, desde o preparo do solo e o manejo dos parreirais, até a produção de vinho e suco de uva, de modo sequencial para acompanhar as diferentes etapas da cultura. O encerramento do projeto ocorreu no início de fevereiro de 2018. Na ocasião, a turma de 20 pessoas realizou o último módulo, voltado ao processo de vinificação.

Ao todo foram sete módulos, cada um com uma média de oito horas de duração. “Essa chance que o SENAR-PR nos ofereceu foi fantástica. O conhecimento propiciado permitirá que o produtor fique no campo com mais qualidade de vida e segurança”, observa o presidente do Sindicato Rural de São José dos Pinhais, Paulo Ricardo da Nova, que também foi um dos participantes do curso.

Leia mais sobre o curso aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio