Sistema FAEP/SENAR-PR

Crise econômica fecha usinas, e o clima prejudica safra de cana no PR

No estado o fechamento de 5 das 30 usinas está afetando a economia de pequenas cidades do interior

A crise econômica impactou o balanço das principais usinas sucroalcooleiras do Brasil e do Paraná. No estado o fechamento de 5 das 30 usinas está afetando a economia de pequenas cidades do interior, como é o caso de Tapejara, na região noroeste.

Aliado ao cenário econômico, as condições climáticas estão prejudicando a safra da cana-de-açúcar. As chuvas do mês de julho interromperam a colheita, e por isso, manter a usina em atividade foi difícil. Com o solo molhado, máquinas e caminhões não trabalharam nos canaviais.

“Deveríamos ter moído 323 mil toneladas de cana em um mês, mas moemos só 80 mil toneladas. O equivalmente a 20% da meta”, comenta o gerente industrial, Antônio Sperandio.

A chuvarada agravou um quadro que já não andava bem desde 2009, quando as usinas paranaenses começaram a enfrentar problemas financeiros. “Desde esta época não conseguimos reverter a situação, até pela velocidade de crescimento que estávamos. Como a escassez de crédito ficou mais complicada, as empresas começaram a se endividar. Além disso, a proporção de crescimento não foi a mesma da elevação de preço dos produtos. Para se ter uma ideia, o preço do açúcar é o mais baixo da história e chegamos a comercializar o etanol a R$ 1,30. Ou seja, nós estamos vendendo a um custo que agrava mais ainda a situação das unidades industriais”, explica o presidente da Associação dos Produtores de Álcool e Açúcar do Estado Paraná Miguel Tranin.

 

Fonte: G1 – 10/08/2015

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio