Sistema FAEP/SENAR-PR

Criada a Câmara Setorial de Culturas de Inverno no Paraná

FAEP coordenará os trabalhos da Câmara

Entidades ligadas à cadeia produtiva de culturas de inverno, dentre elas a FAEP, participaram nesta segunda-feira (15) de reunião no gabinete do secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, em Curitiba.

Foi instalada a Câmara Setorial de Culturas de Inverno, que contará com a participação de 18 entidades. A Câmara é formada por entidades públicas e privadas representantes de produtores, cooperativas, indústria, pesquisa, extensão, assistência técnica e órgãos do governo. Dentre as finalidade da Câmara destacam-se ações como contribuir para a melhoria da eficiência dos processos de produção, da industrialização, da comercialização e da qualidade do produto final; propiciar o conhecimento e facilitar a transferência das inovações tecnológicas nas áreas de produção, industrialização e comercialização; sugerir medidas e políticas de preços, emprego e renda. Uma de suas principais funções será de discutir e propor políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do trigo paranaense.

Na primeira reunião foi definida que a coordenação da Câmara Setorial será realizada pela FAEP, pelo presidente da Comissão de Cereais, Fibras e Oleaginosas da entidade, Ivo Arnt Filho. A secretaria da Câmara coube a Altair Araldi, representante da SEAB.

O primeiro trabalho da Câmara será a elaboração de um planejamento estratégico para a triticultura no Estado para os próximos anos. Para isso será realizado um fórum na primeira quinzena de agosto definindo as prioridades em questões relacionadas à gestão de risco, qualidade e comercialização. O Paraná é líder nacional na produção de trigo. Em 2015 plantou 1,32 milhões de hectares. A produção estimada pela Seab para esta safra é de 3,9 milhões de toneladas do cereal, 3% a mais que no ciclo anterior.

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio