Sistema FAEP/SENAR-PR

Cosalfa: reunião na Bolívia traça estratégias de combate à febre aftosa no continente sul-americano

45ª reunião da entidade, criada em 1973, teve objetivo de promover a harmonização para realização das ações necessárias para o controle e erradicação da febre aftosa entre os países da América do Sul

Entre os dias 16 e 20 de abril deste ano, a Comissão Sul Americana Para Luta Contra Febre Aftosa (Cosalfa) se reuniu, na cidade de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, para discutir estratégias conjuntas para a erradicação da doença em todo continente. Esta foi a 45ª reunião da entidade, criada em 1973 com objetivo de promover a harmonização entre os países da América do Sul para realização das ações necessárias para o controle e erradicação da febre aftosa no continente sul-americano. A Cosalfa se reúne anualmente, com a participação de representantes dos setores público e privado de cada país.

Neste ano, o Brasil esteve representado pelo diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Marques, do setor público, e pelo coordenador da área de sanidade agropecuária da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Décio Coutinho, representando o setor privado. Desde o final da década de 1990, o Paraná, por meio da FAEP e do Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária do Estado do Paraná (Fundepec), participa tradicionalmente das reuniões na condição de observador. Neste ano, o Estado foi representado pelo diretor executivo do Fundepec, Ronei Volpi.

Segundo o executivo, atualmente o foco das discussões está na conclusão do plano hemisférico de erradicação da febre aftosa, que pretende tornar o continente livre da doença sem vacinação até 2025. “Pudemos notar o avanço do programa no Brasil, com o cumprimento acelerado das metas previstas no Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA). O Paraguai e a Bolívia também merecem destaque, já que se preparam para retirar a vacinação do rebanho”, avalia.

Leia mais sobre a reunião na Bolívia aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio