Sistema FAEP/SENAR-PR

Conseleite: metodologia desenvolvida no Paraná chega ao Mato Grosso do Sul

Produtores rurais e indústrias da cadeia do leite do Mato Grosso do Sul lançaram nesta sexta-feira (11) o Conselho Paritário de Produtores e Indústrias de Leite em Mato Grosso do Sul, o Conseleite-MS. A iniciativa vai fortalecer o setor lácteo sul-mato-grossense, pois fornecerá os fundamentos básicos para a implantação de um processo de autogestão do setor para a formação de preços da matéria-prima.

A exemplo do que já ocorre em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, a metodologia a ser utilizada no Conseleite-MS foi desenvolvida no Paraná, onde é aplicada há oito anos. A Universidade Federal do Paraná (UFPR), juntamente com a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, dará assessoria para o novo Conselho. No Mato Grosso do Sul, o Conseleite é composto por representantes dos produtores rurais e dos laticínios. Os membros são indicados pela Federação da Agricultura do Mato Grosso do Sul (Famasul) e pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado (Silems).

Conseleite
O objetivo do Conselho é a organização da cadeia produtiva e principalmente a valorização do produto. Através dele é possível traçar um valor de referência para o leite a partir de pesquisas de preço. No Paraná, a ferramenta é utilizada maciçamente pelos produtores e indústrias. De acordo com pesquisas da entidade, dos 187 laticínios que compram leite no Estado, 83,4% afirmam utilizar o Conseleite.

Fonte: Seprotur – adaptação Comunicação Social Sistema FAEP – 11/02/2011

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio