Sistema FAEP/SENAR-PR

Confirmada para sábado, geada acende alerta no campo

Prepare-se: massa de ar frio está a caminho e deve trazer “de carona” o final de semana mais frio do ano até agora

Quinta-feira (8) o Paraná receberá um visitante gelado: a massa de ar frio mais intensa do ano até o momento. Isso deve provocar resfriamento em todo estado, com praticamente a certeza de geadas no sábado pela manhã, segundo Luiz Renato Lazinski, meteorologista do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) no Paraná.

As geadas mais fortes do fim de semana devem ocorrer no Centro Sul e nos Campos Gerais. Também há alta probabilidade de moderadas no Leste, incluindo Curitiba e Região Metropolitana. “Sábado deve ser o dia mais frio do ano agora”, diz Lazinski.

Milho safrinha: alerta de geada
Os produtores do milho safrinha (segunda safra) devem estar atentos à virada da semana. Com a chegada da nova frente fria, o resfriamento no Oeste paranaense (grande produtor do produto) deve, assim como nas outras regiões, provocar geadas de intensidade baixa a moderada no sábado.

Também há riscos de o fenômeno climático afetar alguns pontos do Norte durante o fim de semana.

Instituto liga alerta vermelho de chuvas
Em praticamente todo o estado, a precipitação do clima deve manter o risco de trovoadas. Nesta terça-feira (5), o Inmet lançou um aviso de risco de corte de energia e de queda de árvores, além de alagamentos e incidência de descargas elétricas com chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora e entre 50 e 100 milímetros no dia no estado.

O alerta é de nível vermelho para as áreas: Curitiba e Região Metropolitana e Litoral, Centro, Norte, Sudoeste e Sul do Paraná.

O inverno inicia oficialmente na quarta-feira do dia 21 de junho, mas os próximos dias serão uma boa “prévia” do que vem pela frente. “As chuvas devem se manter, mas quarta-feira de forma mais isolada. Já quinta-feira, quando no decorrer da manhã chegar a frente fria, também teremos chuvas. De sexta-feira até o feriado da próxima semana (15) devemos ter tempo firme, mas com muito frio. Serão dias típicos de inverno”, resume o metereologista.

Fonte: Gazeta do Povo

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio