Sistema FAEP/SENAR-PR

Conab retoma leilões de venda de café arábica

Ao longo de 2016, 36 leilões foram realizados, totalizando 49,6 mil toneladas comercializadas

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) retoma, na próxima semana, os leilões eletrônicos de venda de café arábica dos estoques públicos. Na primeira operação, marcada para a próxima quinta-feira (26), serão ofertados 5,7 mil toneladas de café arábica em grãos da safra 2009/10. O produto está armazenado em unidades dos Estados de Minas Gerais e São Paulo

O Conselho Interministerial de Estoques Públicos (Ciep) autorizou a Conab a comercializar até 43,2 mil toneladas do produto. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União, na última quinta-feira (19).

As ofertas regulares de café arábica vêm ocorrendo desde janeiro de 2016 e fazem parte da estratégia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em atuar na regulação do mercado interno, devido à elevação dos preços do produto. Ao longo de 2016, a Conab realizou 36 leilões, totalizando 49,6 mil toneladas comercializadas, conforme autorizado pelo Ciep.

Para 2017, estão previstas operações quinzenais, até março. Os interessados em participar dos leilões devem estar em situação regular no Sistema de Registro e Controle de Inadimplentes da Conab (Sircoi), entre outras exigências detalhadas nos editais.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio