Sistema FAEP/SENAR-PR

Com o apoio do SENAR-PR, ciclo de palestras percorre o Paraná

Com o tema “O agro na busca de 1 trilhão de dólares”, especialista em agronegócio Marcos Fava Neves leva informações a produtores de todo o Estado

Os cenários e tendências do agronegócio estão em pauta entre produtores rurais de todo o Paraná no 3º ciclo de palestras CBN Agro, que percorre os principais polos do Estado. Os eventos, que são promovidos pela Rádio CBN com o apoio do SENAR-PR, acontecem desde o dia 4 de abril nas cidades de Cascavel, Umuarama, Toledo, Guarapuava, Campo Mourão e Londrina. Outros dois encontros irão acontecer nos municípios de Carambeí, no próximo dia 27, e Maringá, dia 7 de maio. No comando das discussões está o professor da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em agronegócio, Marcos Fava Neves.

Neves é formado em engenharia agronômica pela Universidade de São Paulo (Usp), com mestrado e doutorado em administração pela Universidade de São Paulo. Professor livre-docente da Usp desde 2004, atualmente é professor titular do Departamento de Administração da FEA-RP/USP. Tem experiência na área de administração, com ênfase em estratégia e marketing, com aplicações em agronegócios e alimentos, atuando principalmente com marketing estratégico, redes (networks), planejamento e gestão estratégica de marketing (PGEM) e canais de distribuição.

O especialista concedeu uma entrevista ao Boletim Informativo na qual fala sobre os principais temas da palestra, cujo título é “O Agro na busca de 1 trilhão de dólares”. Neves revela como tem sido os encontros realizados, a sua opinião sobre os paranaenses e uma avaliação dos caminhos a serem percorridos pelo agro para que o Brasil siga nos trilhos do desenvolvimento do campo.

BI: Quais os principais pontos da sua palestra?
MFN: O título foi uma forma de chamar a atenção para o tema, mas o mais interessante é de onde vem esse número: 1 trilhão é o que o Brasil tem condições de vender ao mundo pelas nossas exportações acumuladas nos próximos 10 anos. A gente tem vendido anualmente perto de 100 bilhões de dólares por ano, multiplicado por 10 mais o crescimento que devemos nas culturas, principalmente milho, soja, carnes e algodão, em estatísticas que foram publicadas há pouco pelos norte-americanos. Eles estão dizendo que esse é o número do Brasil. O que eu fiz foi somar tudo e colocar onde podemos chegar, o volume de oportunidades que será criado para o desenvolvimento, as chances que têm as cooperativas, os agricultores no meio desse cenário todo, para que possamos realmente continuar nesse desenvolvimento do Brasil puxado pelo agronegócio. Então é a nossa meta, vender ao mundo 1 trilhão e 200 bilhões de dólares nos próximos 10 anos.

Leia a entrevista completa com o especialista aqui.

Confira também a entrevista de rádio com Marcos Fava Neves, que pode ser baixada aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio