Sistema FAEP/SENAR-PR

Com novos carregadores, Paranaguá celebra 80 anos

Substituição de dois dos seis shiploaders do Corredor de Exportação marca nova era de reformulação do porto

O Porto de Paranaguá comemorou na terça-feira (17) oito décadas de história com a inauguração oficial de dois novos shiploaders (carregadores de navio) que prometem ampliar em 33% a produtividade do terminal paranaense. Apesar de ainda estarem em fase de testes, os equipamentos já estão operando no berço 213, um dos três que compõem o complexo do Corredor de Exportação, desde o final do mês passado e, desde então, carregaram seis navios.

“Fizemos um teste no último sábado e, em 18 horas e 20 minutos, carregamos 95 mil toneladas de soja, milho e farelo”, relata o diretor comercial da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Lourenço Fregonese, frisando que 45 mil das 95 mil toneladas foram movimentadas nos novos shiploaders. “Os dois equipamentos fizeram o trabalho de quatro”, comparou.

Segundo ele, em condições ideais, será possível carregar cerca de 120 mil toneladas de grãos por dia, o equivalente a dois navios de soja – capacidade que deve ser ampliada a partir de agosto, quando outros dois novos carregadores vão substituir mais equipamentos antigos nos berços 212 e 214. Nos quatro shipoloaders, a Appa investiu R$ 59,4 milhões. Cada um pode operar em uma velocidade de 2 mil toneladas por hora. Os carregadores antigos, que estão funcionamento há mais de 40 anos, tinham capacidade nominal de 1,5 mil toneladas por hora, mas, pelo desgaste, têm operado com, no máximo, 1 mil toneladas/hora.

Nos testes realizados no último sábado, os novos equipamentos carregaram cerca de 1,4 mil toneladas/hora, 70% de sua capacidade nominal. Por ainda estar em fase de testes, a Appa considera o resultado satisfatório e informa que a velocidade de carregamento tende a ser incrementada já próximas semanas, depois que a troca do sistema de correias for concluída.

Com mais agilidade no embarque, Paranaguá espera movimentar 5,5 milhões de toneladas de soja e farelo pelo Corredor de Exportação entre março, abril e maio, período de pico de escoamento.

Solenidade

Um apito naval sincronizado foi emitido por todos os navios que estavam atracados em Paranaguá às 11h37, exatamente no mesmo horário em que o porto foi inaugurado em 1935, para dar início à solenidade de comemoração dos 80 anos do terminal paranaense. A programação, marcada pela inauguração dos shiploaders e homenagens a ex-funcionários do porto, previa uma demonstração de funcionamento dos novos equipamentos, mas, debaixo de uma garoa fina, o carregamento do navio Ming De teve de esperar. A embarcação de bandeira honconguêsa chegou a Porto de Paranaguá no dia 09, atracou no berço 213 para carregar soja nesta segunda-feira e deve partir rumo a Xiamen, na China, nos próximos dias.
Fonte: Gazeta do Povo – 17/03/2015

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio