Sistema FAEP/SENAR-PR

Colheita e venda de pinhão estão liberadas no Paraná a partir desta sexta-feira (1.º)

Corte de pinheiros está proibido em todo o Estado de abril a junho

A partir desta sexta-feira (1.º) está liberada a colheita e comercialização de pinhão no Paraná. Mas a permissão vale apenas para os frutos maduros, quando o pinha apresentam coloração verde-amarela ou marrom. A venda da pinha verde é proibida em qualquer época do ano.

Além de prejudicar o processo de reprodução da árvore, o consumo da pinhão antes da maturação completa também é um risco à saúde. Isso acontece porque, quando verde, a pinha tem alto teor de umidade e as sementes podem conter fungos.
Quem desrespeita as regras de colheita e comercialização do pinhão pode responder criminalmente pela ação e também está sujeito a multa, que varia de acordo com a quantidade de produto irregular apreendido. Em março, três pessoas foram detidas no Sudoeste do Paraná por venderem pinhão fora do período permitido.

A mesma portaria do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) que define as normas para colheita, comercialização e consumo do pinhão, também proíbe o abate de pinheiros adultos e com pinhas entre os meses de abril e maio. Pela regra, o corte da árvore só poderá ocorrer se ela oferecer riscos ou houver algum interesse social ou de utilidade pública. Nesses casos, o abate deve ser autorizado.

Fonte: Gazeta do Povo – 01/04/2016

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio