Sistema FAEP/SENAR-PR

Chuva deve dar trégua e acende alerta para produtores de feijão

Produtores da segunda safra estão atentos, pois feijão é sensível à falta de água durante a floração e início de formação das vagens

As chuvas que tem causado transtornos aos produtores rurais nas últimas semanas devem dar uma trégua. É o que prevê o meteorologista do INMET, Luiz Renato Lazinski.

Para ele, nos próximos dias as chuvas vão diminuir no centro sul do Brasil. “Em janeiro tivemos uma chuva atípica para a época no Paraná e em Santa Catarina. Choveu 400 mm, praticamente o dobro que é esperado para a época. Nos próximos 10 a 15 dias as chuvas vão dar uma trégua no Mato Grosso do Sul, São Paulo e toda a região Sul”, afirmou Lazinski.

Essa informação preocupa os produtores, uma vez que o feijão é altamente sensível à falta de água durante a floração e início de formação das vagens.

O que dá um alento é o fato de que, pela previsão, apesar de não chover muito, as temperaturas também não devem subir. “Não tivemos um verão muito quente. As temperaturas foram mais amenas. Nos próximos meses o clima deve ficar mais seco”, explicou o meteorologista.

No Rio Grande do Sul os produtores podem se preparar porque a situação de seca deve se agravar nos próximos meses. No Paraná as chuvas não vão ultrapassar a média de 160 a 180 mm, serão chuvas bem irregulares. Por outro lado, as chuvas serão bem abundantes no Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.

Fonte: Notícias Agrícolas.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio