Sistema FAEP/SENAR-PR

Censo Agropecuário mostrará um retrato mais nítido do setor

Levantamento organizado e executado pelo IBGE terá início no dia 1.º de outubro e vai contar com 1.350 recenseadores no Paraná

O Censo Agropecuário 2017 foi lançado dia 19 de junho em Curitiba. O levantamento organizado e executado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) terá início no dia 1.º de outubro e vai contar com 1.350 recenseadores no Paraná, 24.984 em todo o Brasil. Serão cinco meses de trabalho para reunir informações de cerca de 5 milhões de estabelecimentos agropecuários brasileiros. Somente em território paranaense, os recenseadores vão percorrer 372 mil propriedades rurais. O Censo terá recurso de R$ 500 milhões neste ano e R$ 270 milhões em 2018, segundo o IBGE. O resultado deverá ser divulgado em meados do ano que vem.

O evento em Curitiba contou com a participação do presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, que manifestou apoio ao levantamento do IBGE. “A Federação da Agricultura do Paraná vai incentivar a que todos os seus filiados respondam aos questionários que os funcionários do IBGE lhes submetam, enfatizando que o Censo é uma ferramenta extremamente útil para o nosso desenvolvimento econômico e social”, disse Meneguette.

O presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR projeta que o Censo mostrará um retrato mais nítido da agropecuária brasileira, cujo desenvolvimento nos últimos anos indica um setor mais pujante do que se imagina. “Dados confiáveis e atuais vão permitir um planejamento mais acertado com o momento atual e possibilitar tanto aos governantes quanto aos produtores definições mais acuradas para alavancar a produção rural”, prevê.

Leia a matéria completa aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio