Sistema FAEP/SENAR-PR

Campanha de vacinação contra aftosa começa nesta terça-feira

Produtor que não vacinar e/ou não comprovar a vacinação será multado de acordo com o número de cabeças

Nesta terça-feira, dia 1° de novembro, começa a segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa no Paraná. Até o dia 30 do mês, os produtores devem vacinar os animais dos rebanhos de bovinos e bubalinos de todas as idades. A projeção da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) é de que 9,2 milhões de cabeças sejam imunizadas.

A estratégia da Adapar é atingir um índice de vacinação acima de 95% do rebanho. Para isso, o órgão estadual irá intensificar a fiscalização e acompanhar os procedimentos nas propriedades e a movimentação de animais no Estado. Para maior eficiência, a Adapar conta com a colaboração dos Conselhos Municipais de Sanidade Animal (CSAs).

Quem não vacinar e/ou não comprovar a vacinação será multado de acordo com o número de cabeças não imunizadas, com um valor mínimo de 10 Unidade Padrão Fiscal do Estado (UPFs), que equivale a R$ 91,57 cada uma. Ou seja, o produtor que possuir até 10 cabeças de gado será multado em R$ 915,70. Acima de 10 animais incide o valor mínimo da multa mais uma UPF por cabeça não vacinada.

Fiscalização

A Adapar conta com equipes formadas por médicos veterinários e assistentes de fiscalização em 135 unidades espalhadas pelo Estado. No final de 2015 houve um reforço de 47 médicos veterinários admitidos em concurso público realizado recentemente, resultando num efetivo de 132 profissionais em campo para fiscalização durante a campanha.

Segundo o gerente de Saúde Animal da Adapar, Rafael Gonçalves Dias, inicialmente serão fiscalizadas as propriedades com maior risco para o ingresso do vírus da doença, como aquelas que tiveram maior movimentação com entrada ou saída de animais. O controle do trânsito é feito por meio das Guias de Trânsito Animal (GTAs).

A partir da próxima semana, nenhuma movimentação animal será permitida sem a vacinação e/ou comprovação da vacinação. A exceção será para os animais para abate. Os produtores têm 60 dias para envio dos animais para o abate após campanha. Todo esse processo é acompanhado pelos fiscais da Adapar.

Ainda segundo Dias, o acompanhamento é realizado por amostragem e uma contagem sobre a relação de animais que foi declarada na campanha passada, considerando a entrada e saída de cabeças da propriedade.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio