Sistema FAEP/SENAR-PR

Câmara aprova mudanças na lei que regulamenta os caminhoneiros

Aumento da jornada de trabalho foi um dos pontos mais discutidos. Texto do projeto de lei segue agora para o Senado

A Câmara dos Deputados aprovou mudanças na lei que regulamenta a profissão de caminhoneiro. Entre elas, está o aumento da jornada de trabalho, que era umas das principais reivindicações da categoria.

PSOL e PCdoB foram os únicos partidos contrários às alterações na lei. Eles não admitem o aumento na jornada de trabalho.

Os parlamentares que apoiam a flexibilização querem uma lei que funcione na prática. O texto que saiu da Câmara prevê que o caminhoneiro que trabalha oito horas e que antes só podia fazer duas horas extras, agora faça até quatro horas extras por dia e o descanso diário, que era de nove horas sem interrupção, passará para oito horas.

A pausa de meia hora, que hoje é obrigatória a cada quatro horas, poderá ser feita após seis horas de viagem. A polícia não poderá mais aplicar multas em trechos de rodovias sem estrutura. Fará apenas blitze educativas.

Os caminhoneiros que acompanharam a sessão comemoraram. João Batista Medeiros mora em Brasília e há 12 anos comprou o próprio caminhão para fazer fretes por todo o país. Ele diz que é muito difícil cumprir a jornada de trabalho determinada pela lei em vigor.

O texto do projeto de lei segue agora para o Senado.

Fonte: Globo Rural – 30/04/2014

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio